Gestão do Lixo nos Municípios: Desafio Nacional

A maioria das pessoas sabe da importância de termos uma coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequados de resíduos sólidos. Da importância de existir uma política séria de gestão do lixo residencial, industrial e hospitalar.

O que muitos não pensam com tanta frequência são as consequências sócio-ambientais em decorrência da ausência de tais práticas: contaminação do solo, da água, transmissão de doenças, dentre muitos outros.

Inúmeros municípios brasileiros ainda enfrentam desafios diariamente no que diz respeito à gestão de resíduos sólidos. O Marco Legal do Saneamento foi aprovado recentemente (falaremos em breve sobre isso), mas ainda há muito caminho pela frente.

Dados recentes apontam que mais de 50% dos municípios do Brasil ainda utilizam lixões, uma prática extremamente negativa sob qualquer ótica. Se faz necessário, com grande urgência, a adoção de novas práticas de gestão de resíduos, em especial a adoção de Aterros Sanitários devidamente equipados para receber e tratar o lixo.

Em nosso caso, possuímos um Centro de Gerenciamento de Resíduos – CGR, um eficiente e moderno sistema de tratamento de resíduos sólidos urbanos e industriais, construído com tecnologia de ponta para ajudar empresas e municípios goianos a terem uma gestão de resíduos mais sustentável e eficaz.

Tem alguma dúvida sobre nossa operação ou sobre gestão de resíduos? Mande uma mensagem e vamos bater um papo.

Leave a reply