Resíduos Urbanos e seus Riscos

Os resíduos urbanos, ou lixo urbano como comumente é tratado, são aqueles resíduos originados nos centros urbanos, tanto nas residências quanto em grandes geradores como shoppings, condomínios e supermercados.

O conceito em si do que é resíduo urbano já é conhecido e amplamente discutido, o que muitas pessoas não se atentam são os riscos que esse tipo de lixo pode representar caso não seja disposto adequadamente.

Quando não se lida corretamente com esses resíduos, eles podem gerar contaminações no solo, no ar e até mesmo na água, causando danos muitas vezes irreparáveis para o meio ambiente.

E indo além da questão do meio ambiente, eles também podem implicar em riscos para os seres humanos, ao passo que podem atrair animais vetores e doenças, além de outras consequências indiretas decorrentes da contaminação do solo, ar e água.

E estes são apenas alguns dos muitos riscos socioambientais que o não tratamento correto do lixo urbano pode representar. Por isso é crucial dispor corretamente dele, desde a coleta ao tratamento.

Te convidamos a conhecer mais sobre nosso CGR – Centro de Gerenciamento de Resíduos, um lugar onde tratamentos da melhor forma resíduos urbanos e outros tipos.