Monitoramentos Ambientais

Em nosso Centro de Gerenciamento de Resíduos – CGR, tomamos diversos cuidados técnicos preventivos, incluindo os monitoramentos listados abaixo:

Monitoramento da Fauna
Observamos como as diversas populações de fauna se comportam com a instalação do CGR. Caso algum impacto negativo seja identificado, podemos agir com rapidez.

Monitoramento do Solo
Assim como no monitoramento das águas, antes da implantação coletamos amostras do solo para monitorar e manter sua qualidade durante o funcionamento do CGR.

Monitoramento da Água
Antes da implantação do aterro, nós coletamos águas de córregos do entorno e de poços da área, a fim de monitorar e manter a qualidade dessas águas durante o funcionamento do CGR.

Monitoramento do Ar
Monitoramos a qualidade do ar com o objetivo de identificar as emissões atmosféricas resultantes das atividades realizadas no Aterro.

Monitoramento de Vetores e Doenças
Tomamos medidas preventivas e ações de controle de animais vetores (insetos e roedores) com potencial para se abrigar nos arredores do CGR.

Monitoramento de Ruídos e Vibrações
Avaliamos constantemente os níveis de pressão sonora e vibrações emitidas pelo Aterro, para mensurar o impacto na vizinhança e, caso necessário, tomar medidas para minimizar o impacto.

Coleta, Drenagem e Tratamento do Chorume
O chorume gerado no aterro é coletado, armazenado em tanques e, posteriormente, enviado para tratamento.

Coleta, Drenagem e Queima de Gases
Os gases gerados pelo lixo são coletados e queimados para minimizar o efeito estufa e evitar deslizamentos.

Drenagem de Águas Pluviais
Desviamos o escoamento das águas da chuva, evitando assim o início de processos erosivos, bem como a contaminação dessas águas.

Cinturão verde
Plantamos eucalipto e sansão do campo ao redor do Aterro para diminuir o impacto visual e emissão de odores.

Impermeabilização do Solo
Instalamos um sistema duplo de impermeabilização, composto por geocomposto bentonítico e geomembrana de PEAD, que evita a contaminação do solo e das águas subterrâneas. Não há contato entre os resíduos e o solo natural.